Saiba como escolher a melhor fragrância para o seu tipo de pele

Diversas pesquisas comprovam que o olfato é o sentido mais forte pelo qual o seu corpo pode registrar acontecimentos durante a vida toda. A memória olfativa é capaz de trazer alguns fatos, pessoas e situações à sua mente de uma forma muito mais intensa do que qualquer outro sentido pode proporcionar. É por isso que cada aroma é único e especial. Prova disso é a forma com que cada perfume se adapta à pele de quem o usa.

Ainda que dentro do frasco o cheiro seja sempre o mesmo, ao tocar a sua pele o perfume terá um “caimento” diferente, tal qual um vestido. Os motivos para tanta mudança está relacionado com o seu tipo de pele e os diferentes níveis de oleosidade e pH. Também existe algo chamado “evolução” na sua fragrância. Isso é percebido no decorrer do dia, quando as notas vão aparecendo com o passar das horas.

Existem tipos de pele que são capazes de reter os aromas por horas e horas, enquanto outros duram muito menos. Os diferentes jeitos de se fazer perfume também se fazem necessários na hora de escolher aquele que vai permanecer por mais tempo sem perder força. A concentração da fragrância influencia diretamente neste ponto. Portanto, observe muito bem este ponto para não errar na hora de escolher seu próximo frasco.

Para peles secas

Os perfumes, por definição, precisam de uma base oleosa para se fixarem à pele. Como as peles secas carecem da produção equilibrada de óleo, é importante que você escolha aromas que sejam marcantes por si sós, independentes deste fator. Assim, os amadeirados, orientais quentes, florais ou frutados são boas opções para você escolher perfumes que cairão bem na sua pele.

Quando a pele é mais seca, você também precisa ficar atenta a um detalhe muito importante sobre os tipos de fragrância disponíveis no mercado. Os parfum, conhecidos por serem equivalentes à haute couture dos aromas, chegam a ter de 20 a 40% de óleos essenciais e, por isso, têm fixação de mais de 12 horas. Já os eau de parfum são considerados os prêt-a-porter dos aromas e têm concentração menor, cerca de 15 a 20%. No entanto, duram aproximadamente 8 horas.

Para peles oleosas

Como você já deve imaginar, a contrapartida das peles que produzem mais óleo é a maior fixação dos perfumes. Por isso, usar fragrâncias com menor concentração de essência é sempre uma boa ideia, já que a duração será prolongada naturalmente. Um bom exemplo disso são os eau de toilette, que costumam ter de 5 a 15%. Outra opção, ainda mais leve, é o eau de cologne, que não costuma passar dos 5% de óleos essenciais.

Dessa forma, uma recomendação importante que se faz a quem tem esse tipo de pele é usar perfumes mais leves, como os florais especiais de verão e até mesmo os cítricos. Assim, você evita cheiros muito fortes e não causa nenhum tipo de “desconforto” a quem estiver ao seu redor. Afinal, nada pior do que alguém que acabou exagerando na hora de usar o perfume.

 

Para todas as ocasiões

Quando você encontrar o perfume ideal para o seu tipo de pele dificilmente vai se desfazer dele. Mesmo assim, nada vai impedir que você tenha mais frascos em uma coleção muito bonita e cheirosa. Essa pode ser uma excelente ideia para quem quiser variar e experimentar novos aromas. Porém, vale lembrar que cada ocasião exige um tipo de perfume diferente.

Se você está saindo para trabalhar, tente usar uma fragrância mais leve, que não chame muito a atenção. Afinal de contas, este é um ambiente em que você precisa se concentrar e um cheiro muito forte acaba carregando o escritório todo.

Praticar esportes ou sair para uma caminhada ao ar livre pede que você use o mais leve dos perfumes. Nesses casos, prefira algo como uma água de colônia com notas naturais de flores ou ervas. Os amadeirados leves também podem ser ótimas escolhas, caso você prefira este tipo de aroma.

Para sair à noite os mais indicados são os perfumes com notas mais envolventes como os orientais, ou então os amadeirados com mais corpo. Aqueles com toques de especiarias também podem ser uma excelente ideia, já que costumam ser provocantes. Só tenha cuidado para não exagerar e lembre-se de sempre respeitar o seu tipo de pele!

 

Via Toda Ela

Anúncios