Presentear com perfume é uma ótima pedida para o Natal. Mas não adianta levar em conta só a beleza dos vidrinhos, conforme explica Monica Rossetto, professora do curso de pós-graduação em Cultura do Perfume da Faculdade Santa Marcelina. “Perfume é um presente muito pessoal. Escolher uma fragrância para alguém é como comprar uma roupa ou sapato, depende do manequim, do tecido ou das cores que a pessoa mais gosta”, afirma. Assim, a primeira lição: é preciso ter alguma intimidade com o presenteado para conseguir escolher o perfume adequado.

Acertar na escolha da família olfativa fica mais fácil tendo em vista as características do outro. “Observe a maneira de se vestir, os lugares que frequenta, suas preferências musicais e gastronômicas e tente formar uma personalidade”, recomenda Claudia de Bem Capellato, Gerente Sênior de Desenvolvimento de Fragrâncias Finas da Symrise Brasil.

E mais uma dica importante: “Nunca compre um perfume com base no cheiro que ele tem em você ou em outra pessoa. O perfil genético, os hábitos alimentares, o grau de transpiração e até o temperamento afetam o aroma do produto”, conta a especialista Renata Ashcar. As peles claras, por exemplo, fixam as fragrâncias por menos tempo, enquanto as morenas pedem perfumes mais suaves, já que o cheiro adere melhor.

Em geral, segundo Veronica Costa, perfumista da Natura, as fragrâncias que mais agradam os brasileiros são as cítricas: “Por vivermos em um país de clima tropical, elas combinam com a necessidade de se refrescar”. A especialista também fala da preferência disparada pela lavanda em águas refrescantes ou notas de perfume. “É um fenômeno que ocorre no Brasil, e só por aqui”, diz.

Mas para acertar em cheio é preciso atentar para a personalidade.

Modernos: Pessoas jovens normalmente gostam de perfumes que transmitam vitalidade e espontaneidade. Escolha fragrâncias frescas e vibrantes, com notas de limão, bergamota, mandarina, lavanda, alecrim, pêra e maçã. Perfumes unissex também são boas opções.

Sedutores: Pessoas sensuais e magnéticas geralmente gostam de toques frutais e ingredientes densos como madeiras, baunilha e especiarias. Essas se impressionam com vidros ousados.

Clássicos: Seguras de si e orgulhosas, as pessoas clássicas preferem não ousar. Os aromas florais são os mais indicados para as mulheres, os homens preferem notas amadeiradas. Perfumes consagrados há muito tempo costumam agradar.

Românticos: São pessoas sonhadoras, meigas e apaixonadas. Para elas, a delicadeza das flores – das combinações leves até as mais elaboradas. Para eles, os cítricos, como âmbar e almíscar. Colônias suaves também são boas opções.

Agitados: Quem anda a mil por hora vai gostar de perfumes vibrantes e intensos, como os orientais. Para os esportistas, prefira algo menos denso.

Tranquilos: Notas cítricas e frescas são ótimas escolhas para personalidades sossegadas, como as que dão uma sensação de segunda pele, por exemplo, o musk.

Poderosos: Ele (ou ela) é do tipo forte e que impõe suas opiniões com veemência? Então aposte nas fragrâncias marcantes, como as orientais e adocicadas. Nesse caso, um vidro pomposo também agrada.

Via Mato Grosso Notícias

Anúncios