Tags

, , , ,

Negra, pobre, acima do peso. Em um mundo cheio de preconceitos e vazio de oportunidades, Oprah tinha motivos de sobra para passar despercebida, sendo mais uma a preencher as estatísticas. Mas seu espírito forte e vontade maiores do que ela mesma foram além e Oprah é, hoje, mais do que uma mulher de sucesso: é um ícone para milhões de norte-americanos.

Nascida na década de 1950, cresceu numa família humilde e, segundo ela mesma contou, foi molestada quando criança e fugiu de casa aos 13 anos. Pouco tempo depois, descobriu-se grávida do primeiro namorado, que ao saber do filho a abandonou. A criança nasceu com problemas que a fizeram morrer horas depois. Apesar de todos os problemas, Oprah concluiu seus estudos e seguiu para a universidade, onde fez um curso na área da comunicação. Era o início de uma carreira de muito sucesso.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Em 1985 estreava nas telonas no filme dirigido por Spielberg A Cor Púrpura.Foi indicada para o Oscar como atriz coadjuvante, mas não chegou a ganhar o prêmio. No ano seguinte entraria como apresentadora no programa AM Chicago, que logo se tornaria o “Oprah Winfrey Show”. O programa semanal logo conquistou espaço e quebrou recordes de audiência. O sucesso foi absoluto e o Show começou a ser transmitido não apenas nos EUA, mas em outros 122 países. Contrariando muitas previsões, além de crescer rapidamente, a atração também ganhou muitos prêmios: só Emmys foram mais de 40. E a apresentadora cresceu ainda mais, sendo hoje uma das mulheres mais influentes do mundo.

Quando Barack Obama conquistou a candidatura à presidência dos EUA, Oprah foi uma das celebridades que anunciaram o apoio publicamente ao político. Sem dúvidas, um apoio que influenciou – e muito – o resultado das eleições. Em 2007 Oprah inaugurou uma escola para meninas pobres na África do Sul. A instituição, que teve um investimento inicial de US$40 milhões, tem o objetivo de dar oportunidades para jovens de baixa renda.

Após 25 anos de sucesso, Oprah anunciou o fim do seu talk show que conquistara milhões de telespectadores de todo o mundo.  O último programa na rede ABC contou com a presença de grandes nomes como Tom Cruise, Tom Hanks e Will Smith, e um público de 12 mil pessoas. Emocionada, a apresentadora despedia-se de uma plateia que a acompanhara por muito tempo. Oprah anunciava a nova rede que ela dirigiria, afirmando estar em busca de novos desafios. Em Janeiro de 2012 ela estaria de volta às telinhas, agora à frente do Oprah Next Chapter, programa de entrevistas que sai dos estúdios para ir até a casa dos entrevistados.

Muitas suposições e polêmicas estão envolvidas na vida de Oprah, como alegações de que ela seria lésbica, por não ter se casado até hoje com o namorado Stedman Graham. Biografias não autorizadas afirmam que a empresária já teria sido usuária de drogas pesadas, além de ter tido casos com mulheres e exagerar ao contar os detalhes da infância sofrida.

Bilionária, Oprah certamente é uma das mulheres mais influentes da atualidade e sua história inspira muitas pessoas ao redor do mundo.

Conheça também a história de outras mulheres que marcaram o século: Coco Chanel, Marilyn Monroe, Audrey Hepburn, Carmen MirandaAmelia, Elis Regina e Grace Kelly.

Anúncios