Tags

, , , , , ,

Na hora de escolher um perfume você prefere um EDP ou um EDT? Se fez cara de dúvida diante dessa questão, é hora de aprender a identificar o poder de fixação de um aroma na pele.

Há detalhes importantes que devem ser levados em conta na escolha de uma fragrância, como sua capacidade de evaporação. De acordo com Renata Ashcar, especialista em perfumes (SP), embora algumas sejam comercializadas como de alta fixação, na verdade não existe um elemento mágico chamado fixador. “As notas de fundo são as responsáveis pela permanência do cheiro, pois agregam ingredientes encorpados e que proporcionam difusão mais lenta”, diz. Todo perfume é feito de acordo com uma pirâmide olfativa: no topo estão as notas de saída, ou aquelas que escapam do frasco e sobem para o seu nariz.

São ingredientes voláteis, que evaporam rapidamente. No meio da pirâmide estão as notas de coração. Elas traduzem a alma do perfume e expressam seu tema, por isso demoram um pouco mais para desaparecerem. Na base da pirâmide ficam as notas de fundo, que são mais densas e evaporam lentamente. O tipo de pele também interfere na fixação do perfume. A oleosa deixa o aroma mais intenso (escolha uma versão leve), na pele seca a evaporação é rápida (use um hidratante da mesma família olfativa). A normal é a que mais retém o cheiro.

Suave ou mais concentrado?

Diante de tantos lançamentos nas prateleiras, é bom você saber diferenciar quais são os tipos de fragrâncias disponíveis para uma determinada marca de sua preferência. Os perfumes são classificados pela concentração de matérias-primas utilizadas na formulação. “Ele pode ser mais ou menos concentrado, dependendo da quantidade de essências utilizadas durante sua composição”, explica o perfumista Jean Luc Morineau, da L’Atelier Parfums (SP). Comercialmente, dependendo da concentração da fragrância, você vai encontrar no mercado:

Parfum (Perfume) É o mais concentrado em essências (20%-30%) e sua duração pode chegar a até 20 horas.

Eau de Parfum EDP (Água de perfume) Este tipo de produto é marcante, mas sua concentração já é um pouco mais baixa (15%-20%) e pode durar até oito horas na pele.

Eau de Toilette EDT (Água de toalete) Neste caso o buquê é modificado para ressaltar as notas frescas, o que deixa a concentração de essências ainda menor (5%-15%). Permanece até seis horas. .

Eau de Cologne EDC (Água de colônia) Para dar maior sensação de frescor, a base da pirâmide olfativa é bem simples e as notas de saída são acentuadas, mantendo a concentração entre 3%-5% . A sua evaporação é bem rápida, mas, dependendo do tipo de pele, pode chegar a até três horas.

Splash (Deo colônia) A concentração de essências, na maior parte das vezes não chega a 3%, por isso ela é absolutamente suave. Em geral, é encontrada em embalagens grandes, para que as apreciadoras tomem um verdadeiro banho de cheiro.

Fonte: Corpo a Corpo.

Anúncios