Tags

, , , , , , , , ,

Cortar o cabelo de acordo com as fases da lua ou cortar as pontas todo mês o faz crescer mais rápido? Existem muitos mitos e muitas verdades também, mas, na hora de cortar o cabelo é muito importante ter ajuda de um especialista e entender como esses processos funcionam.

De acordo com a dermatologista Ana Flávia, “todo mundo fala que cortar o cabelo de acordo com a lua desejada funciona, mas na prática não é assim. Isso não existe, é um mito”.

Mônica Azulay, dermatologista e professora adjunta de dermatologia da UFRJ conta que não existe nenhuma base cientifica em relação às fases da lua e o corte: “o cabelo tem um ciclo natural, ele cresce, para, repousa e depois cai. Na maioria das vezes esse ciclo não é seguido corretamente, 80% das mulheres se encontraram na fase de crescimento e outros 20% na fase de repouso“. Mônica também fala sobre queda de cabelo “a pergunta mais frequente nos consultórios, são sobre queda de cabelo. Em média os cabelos crescem cerca de 1 cm por mês e caem de 100 a 150 fios por dia. A queda se acentua em um pós parto ou em casos de stress.

Quanto ao corte das pontas dos cabelos, para um crescimento mais acelerado, é outro mito. A gente acaba comparando nosso cabelo a uma planta, que precisa ser podada e aparada constantemente para um maior crescimento. Nosso cabelo não é uma planta! Ele cresce cerca de 1 cm/mês, cortando ou não. O corte dos fios quebrados apenas harmoniza o conjunto deixando os cabelos mais saudáveis.

 

Anúncios